Valências

Creche

O dia a dia numa Creche é como um caminho desconhecido a percorrer, as crianças descobrem situações novas todos os dias e reagem com sensibilidade a tudo o que as rodeia. São crianças que estão sempre atentas a mudanças e que captam a sua atenção para múltiplas aprendizagens. Para tal é necessário que o educador esteja sempre alerta e seja facilitador e promotor de novas descobertas, motivando e incentivando a criança a experimentar e consequentemente a desenvolver-se a todos os níveis. Neste sentido iremos traçar de imediato algumas possibilidades de um plano de desenvolvimento pedagógico em Creche que terão em atenção a idade das crianças que frequentam esta resposta social.

Resposta Social Creche:

Berçário: 4/12 meses – 08 Crianças

Sala : 12/ 24 meses – 10 crianças

Sala: 24/36 meses – 15 crianças

Sala: 24/36 meses – 15 crianças

Num total de 48 crianças

Pré-escolar

As crianças em idade de pré escolar necessitam de explorar as suas capacidades autonomamente e reconhecer a sua identidade pessoal dentro de um ambiente afetivo bastante próximo do adulto que tem um papel de acompanhar, preparar, orientar e desafiar o crescimento da criança como um indivíduo capaz de se relacionar e conhecer o meio pelo seu próprio interesse e relação com os espaços e materiais.

Assim, a resposta social pré escolar, pretende fazer a construção do conhecimento da criança pela interação e pelas suas vivências diárias, favorecendo a curiosidade, a autonomia, a troca de conhecimentos e o prazer em conhecer. Acredita mos que ao ter um plano de ação devidamente estruturado e fundamentado o educador respeite a diferenciação pedagógica articulando as necessidades do grupo com os conteúdos perspetivando o desenvolvimento de todas as crianças.

Salas de pré escolar

3 salas com 25 crianças cada

Num total de 75 crianças